domingo, 22 de abril de 2012

Petisco de pão de queijo

Voltar de Minas Gerais significa ter queijo minas meia cura na geladeira!
Gente, não adianta querer fazer pão de queijo em outro lugar, simplesmente porque não existe queijo parecido com o queijo minas. O pão de queijo que vendem em padarias aqui no nordeste tem a massa muito pesada e não tem gosto de queijo, mas mesmo assim todo mundo gosta. O fato é que só quem é mineiro sabe a falta que esse pãozinho faz na nossa vida.
Então tô aproveitando pra fazer todas as receitas do livrinho que usam queijo minas. E claaaro que também estou fazendo um estoque (de guerra) de pão de queijo.
Vi que a vó Palmirinha usa basicamente os mesmos ingredientes pra fazer 2 receitas, o que muda é o tipo de polvilho. Aproveitei o último fim de semana como desempregada (uhuuu! brinde a isso) e fiz as 2 receitas. Hoje mostro pra vocês a do "Petisco de pão de queijo". É uma versão soft que agrada bastante pra tomar um café ou comer com patê.
Primeiro de tudo: fica uma delícia, realmente uma receita de vó. Só não consegui seguir o jeito de fazer os rolinhos... Achei bem mais fácil untar a mão e lembrar dos velhos tempos da massinha de modelar. Procura um jeito que você se adapta mais e vai até o final.
Essa receita rende muito e os petiscos crescem bastante na hora em que assam. Eu já deixei os rolinhos prontos e os congelei crus, o freezer aqui tá parecendo franquia da Forno de Minas.

Petisco de pão de queijo
Em uma panela, em fogo médio, cozinhe 1 xícara de chá de óleo, 1/2 xícara de chá de água, 1/2 xícara de chá de leite e sal a gosto (acho que aproximadamente 1 colher de sopa rasa) até levantar fervura. Despeje sobre 3 xícaras (chá) de polvilho azedo, mexendo para misturar. Espere esfriar, misture 4 ovos, um a um, até ficar homogêneo (tá... não leve muito a sério esse conceito de homogêneo, é só misturar bem). Junte 200g de queijo minas padrão (meia cura) ralado e misture. Leve à geladeira por 30 minutos. Em uma superfície lisa, modele rolinhos e coloque em uma forma (foi desse jeito que comigo não deu certo). Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

*** em memória da vó síria que falava uai, minha linda vó jamile ***

2 comentários:

  1. Isso mesmo! Leva o tempero de Minas pra Paraíba!
    Isso ficou com uma cara muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. E a cara nem era o melhor.... hehehe. Acabou antes que pudéssemos dizer "que delícia que ficou" ^^

    ResponderExcluir