terça-feira, 10 de abril de 2012

Esfiha de carne


Juro que esse post deveria se chamar: aprendendo a diferença entre fermentos.
Coisa básica de se saber, né? Pois é... aprendi sábado. E justo na receita de esfiha, que eu já devo ter feito umas 30 vezes com a minha avó e que é bem parecida com essa que eu fiz  do livro da Palmirinha.
Vi a lista de ingredientes e conferi na dispensa: fermento, óleo, leite, farinha, carne, tomate, cebola... tudo ok! Só na hora que eu estava misturando a massa é que eu me liguei que o fermento da receita era em tablete e o que eu estava usando era em pó. Qual não foi minha surpresa ao ver que o pó Royal não é o tal do fermento biológico FRESCO que pedia na receita. Não bastasse esse sinal divino, ainda pensei "ahhh nem deve fazer tanta diferença, é tudo fermento mesmo".
O resultado está ai ao lado. A massa ficou tão encolhida que eu tive que fazer a esfiha aberta e não a fechada como mostra na figura.
Ê Raquel, essa foi juninha, hein?!


Se você tiver tudo ai na sua casa, pode fazer que a esfiha fica muito boa! Faz uma baguncinha pra abrir a massa, mas não tem nada difícil. E é muito compensador sentir o cheirinho da esfiha assando, tirar do forno aquela bandeja quentinha, colocar limão e comer sem parar.
Só fica a dica, mais uma vez, segue a receita inteirinha, tá? ;)

Esfiha de carne
Em uma tigela, misture 1 tablete de fermento BIOLÓGICO FRESCO; 1 colher de sopa de sal; 1 colher de sopa de açúcar; 1 xícara de chá de óleo; 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno. Adicione 04 xícaras (chá) de farinha aos poucos, sovando até desgrudar das mãos. Cubra e deixe descansar por 40 minutos. Em uma tigela, misture 400g de carne moída (eu usei acém); 1 cebola ralada; 2 tomates picados; 1 colher (sopa) de tempero em pó para carnes (famoso sazon); 1 colher (chá) de pimenta síria. Abra a massa com um rolo, corte em círculos coma boca de um copo, distribua o recheio e feche, juntando três pontas e formando triângulos. Coloque em uma forma, pincele com a gema de ovo e leve ao forno preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário